Surpreenda seu pai preparando uma deliciosa refeição
Publicado em: 24/07/12
Isabela sugere receitas para os mais variados perfis de pais
Comemorado no segundo domingo de agosto, o Dia dos Pais é uma ótima oportunidade para você preparar uma surpresa para o homem mais importante da sua vida. A Isabela, marca de massas e biscoitos da Região Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), sugere algumas receitas para você homenagear o seu pai no dia 12 de agosto.
Nem um pai é igual ao outro. Pensando nisso, a Isabela preparou algumas opções para todos os tipos de pais. Escolha o perfil que encaixa melhor com o seu, e coloque a “mão na massa”.
Para o pai atleta, a Isabela separou uma receita que junta um alimento rico em carboidrato, como a Lasanha Festonada, e as proteínas da carne. Esse prato vai dar o equilíbrio necessário para o pai que adora praticar atividade física.
Se seu pai preferir uma comida mais leve, a dica é uma salada com atum e castanha do Pará que leva o macarrão Gravatinha Isabela. Super prática de fazer, essa salada é uma refeição completa.
Já para o pai que não abre mão de um docinho gostoso, a Isabela sugere um Strudel de abacaxi com nozes, que leva biscoito Cream Cracker. Uma ótima opção para um gostoso café da tarde.
Confira abaixo as receitas da Isabela, reúna a família e celebre o domingo dos pais envolta da mesa.
Lasanha à Moda Barreado
Ingredientes:
Recheio de Carne (Barreado):
3 cebolas grandes, picadas
3 tomates maduros, picados
3 dentes de alho, picados
100g de bacon, em cubinhos
1 kg de coxão mole ou patinho, em cubos grandes
louro e salsinha a gosto
sal, pimenta-do-reino e cominho a gosto
Molho Branco:
5 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
5 colheres (sopa) de farinha de trigo
2 litros de leite
sal, pimenta-do-reino e noz moscada a gosto
Molho de Tomate:
4 colheres (sopa) de azeite
1 cebola, picada
2 dentes de alho, picados
10 tomates sem pele, sem sementes e picados
1 litro de polpa de tomate
sal, pimenta-do-reino e orégano a gosto
Para Montagem:
1 embalagem de Lasanha Festonada Isabela (500g)
300g de mussarela, em fatias
queijo parmesão a gosto
Modo de Preparo:
- Comece preparando o barreado.
- Bata no liquidificador a cebola grande com ½ xícara (chá) de água até formar uma pasta e reserve.
- Bata no liquidificador os tomates maduros com o alho e reserve.
- Numa panela de pressão, coloque o bacon e deixe fritar, junte o coxão mole ou patinho e deixe refogar por mais 3 minutos.
- Acrescente a pasta de cebola, o tomate batido e tempere com pimenta-do-reino e cominho.
- Acerte o sal, junte as folhas de louro, 4 xícaras (chá) de água, mexa bem e deixe no fogo por 1 hora.
- Retire do fogo, desfie a carne, coloque novamente no molho, acrescente a salsinha, mexa delicadamente e reserve.
- Prepare o molho branco.
- Numa panela média, aqueça a manteiga ou margarina e doure a farinha de trigo.
- Junte o leite aos poucos, mexendo sempre para não empelotar.
- Acerte o sal e tempere com a pimenta-do-reino e a noz moscada.
- Retire do fogo e reserve.
- A seguir, prepare o molho de tomate.
- Numa panela média aqueça o azeite, refogue a cebola e o alho, junte os tomates sem sementes e sem pele, polpa de tomate e 2 xícaras (chá) de água.
- Deixe apurar, acerte o sal e tempere com a pimenta-do-reino e o orégano.
- Retire do fogo e reserve.
- Monte a lasanha um refratário grande e fundo.
- Divida o molho branco e o molho de tomate em 3 partes, as tiras de lasanha em 4, as fatias de mussarela e o recheio de carne (barreado) em 2.
- Alterne as camadas de molho e massa da seguinte forma: molho branco, fatias de mussarela, tiras de lasanha, molho de tomate, recheio de carne (barreado), tiras de lasanha, molho branco, fatias de mussarela, tiras de lasanha, molho de tomate, recheio de carne (barreado), tiras de lasanha, molho branco, molho de tomate e finalmente queijo parmesão ralado.
- Cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio (200ºC) por 50 minutos.
Para dourar a superfície, retire o papel-alumínio 10 minutos antes de finalizar o tempo.
Dica:
Para a lasanha ficar perfeita, coloque as tiras sempre entre os molhos e não se esqueça de utilizá-los ainda quentes. Para cada 500g de massa utilize no mínimo 3 ½ litros de molho. Querendo reduzir o tempo de preparo, deixe a lasanha montada por 10 minutos antes de levá-la ao forno.
Rendimento: 15 porções
Preparo: Forno & Fogão
Salada ao Pesto de Atum com Castanha do Pará
Ingredientes:
1 embalagem de Gravatinha Isabela 500g
3 tomates maduros, em cubos
200g de castanha do Pará, trituradas
6 colheres (sopa) de azeite
1/2 maço de salsinha
1/2 xícara (chá) de queijo parmesão, ralado
2 latas de atum sólido
200g de mussarela, em cubos
150g de azeitonas pretas, picadas
1 dente de alho, picado
a gosto sal
Modo de preparo:
- Leve ao liquidificador 6 colheres (sopa) de azeite, acrescente o azeite das latas de atum, 1 dente de alho, 1/2 maço de salsinha, 1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado, 50g de castanha do Pará trituradas, acerte o sal e bata até envolver bem todos os ingredientes.
- Numa panela grande ferva 5 litros de água com sal e cozinhe a massa.
- Para isso, coloque a massa e mexa de vez em quando, até que a água volte a ferver.
- Deixe cozinhar de acordo com o tempo indicado na embalagem ou até que fique “Al Dente“, ou seja, resistente à mordida. Escorra a massa e esfrie em água corrente.
- Num refratário grande, acomode a massa, regue o pesto de atum e envolva bem com a ajuda de dois garfos grandes.
- Junte 2 latas de atum, 3 tomates, 200g de mussarela em cubos, 150g de azeitonas pretas, mexa delicadamente, salpique a castanha do Pará e sirva a seguir.
Toques do Chef: Monte a salada em porções individuais. Disponha sobre cada prato folhas de alface que podem ser de diferentes qualidades. Acomode e salada e mantenha na geladeira até o momento de servir.
Rendimento: 8 porções
Preparo: Forno e Fogão
Strudel de Abacaxi com Nozes
Ingredientes:
Massa:
1 embalagem de biscoito Cream Cracker Isabela
150g de farinha de trigo
2 ovos
100g de manteiga sem sal
2 gemas para pincelar
Recheio:
1 kg de abacaxi, em cubos
400g de açúcar
200g de uvas passas brancas
Para Montagem:
350g de nozes, picadas
3 colheres (chá) de açúcar
2 colheres (chá) de canela em pó
150g de manteiga sem sal
Para decorar:
10g de açúcar de confeiteiro
30g de nozes
20g de uvas passas brancas
Para acompanhar:
Sorvete de creme
Modo de Preparo:
- Leve ao processador o biscoito Cream Cracker Isabela e bata até obter uma farofa fina.
- Numa tigela funda, acrescente 150g da farofa fina de biscoito e reserve 50g para montagem, a farinha de trigo e 2 ovos.
- Numa frigideira pequena, aqueça a manteiga junto com 8 colheres (sopa) de água e deixe amornar.
- Junte aos demais ingredientes, misture bem até obter uma massa homogênea.
- Deixe descansar por 20 minutos evolvida em papel filme.
Prepare o recheio:
- Numa panela média, junte o abacaxi, açúcar e deixe cozinhar até secar a água.
- Retire do fogo, acrescente as uvas passas, mexa delicadamente e reserve.
- Acomode a massa sobre papel manteiga e com a ajuda de um rolo abra a massa até deixá-la bem fina.
- Polvilhe sobre a massa a farofa fina de biscoito reservada, acomode por cima o recheio de abacaxi, as nozes, salpique o açúcar de confeiteiro e a canela, acomode por cima pequenas porções de manteiga e enrole como rocambole.
- Unte uma assadeira grande com manteiga e farinha de trigo, junte o strudel, pincele com as gemas, acrescente por cima pequenas porções de manteiga, leve ao forno 180ºC por 40 minutos e a cada 10 minutos regue com a manteiga derretida que se formará na assadeira.
- Retire do fogo, polvilhe açúcar de confeiteiro, decore com nozes e uvas passas.
- Sirva ainda quente com sorvete de creme.
Rendimento: 15 porções
Preparo: Forno & Fogão




